Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2010

Resumo do capítulo 2.1 do Manual

A) O desenvolvimento humano estuda as transformações sofridas pelo ser humano durante sua vida, ou seja, um processo em crescimento que deriva de factores psicológicos, biológicos. As ciências humanas tem sido alvo de estudo (desde finais do séc. XIX), por diversos autores da área da psicologia, segundo os quais consideram que este processo se encontra dividido por estádios, ou seja, por uma “estrutura interior com características próprias” que possibilita ao individuo uma melhor integração no meio que o rodeia.
Os estudos levaram a uma discussão sobre qual o factor fundamental do desenvolvimento humano, o meio ambiente (teoria behaviorista) ou hereditariedade (abordagem maturacionista). Presentemente são ambos determinantes, pois a formação do indivíduo é multifactorial, os factores inatos e adquiridos interagem entre si no desenvolvimento do ser humano.
Ao longo do tempo foram surgindo várias teorias com o objectivo estudar e explicar o desenvolvimento humano, tais como, a psicanalítica segundo Freud o desenvolvimento humano é compreendido através impulsos sexuais e agressivos (psicossexual). No início séc. XX surge o behaviorismo defendendo que só após o nascimento o indivíduo obtém conhecimentos, que lhe são transmitidos pelo meio ambiente (Nature). O cognitivismo, Jean Piaget considera que a hereditariedade tem um papel essencial no desenvolvimento sujeito, considerando que à nascença já é possuidor de conhecimentos (Nurture), permitindo a interacção com situações que vai vivendo ao longo da vida. Por último em meados do séc. XX aparece o humanismo como reacção às teorias behaviorista e feudiana, valorizando o estudo da personalidade e defendendo o papel da consciência apostando no potencial humano. As capacidades internas do indivíduo necessitam de um meio exterior que lhe permita realizar as suas aprendizagens ao longo do ciclo da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário